O plano de negócio é um dos elementos mais importantes para colocar uma ideia no mercado. Graças a esse planejamento, é possível ter uma orientação completa sobre como agir e quais são as principais oportunidades para uma empresa. Mais que definir apenas metas, missão e valores, é conveniente pensar em impactos concretos. Para tanto, há a metodologia de OKRs.
Para quem busca uma gestão prática e eficiente, trata-se de uma estratégia muito interessante. Aplicada nas grandes empresas do Vale do Silício, pode ser aprimorada e adaptada a cada necessidade do empreendimento.
Pensando nisso, veja como usar OKRs e entenda por que esse recurso é melhor que o método tradicional.
OKRs: o que é essa metodologia?
Com o significado de Objective and Key Results, os OKRs incluem objetivos resultados-chave. Essa estratégia de gerenciamento é aplicada em algumas das maiores empresas do mercado, como o Google. Por suas qualidades, também pode apresentar um excelente desempenho.
Ao final da implementação, a gestão tem uma lista com os resultados desejados e quais serão as formas de medi-los. Desse modo, é mais fácil entender o que o plano de negócios busca executar, de maneira prática.
Como aplicar OKRs corretamente?
Para garantir a aplicação, a fórmula é bem simples. Basta unir duas partes: “Eu vou” (objetivos) e “como vou medir” (resultados-chave). Se a intenção é melhorar as vendas, os resultados incluem o aumento no faturamento, no número de clientes e no ticket-médio, por exemplo.
Todas as formas de medição devem ser quantitativas, ou seja, transformadas em número. Em geral, há de 2 a 5 resultados para acompanhar por objetivo.
No princípio, pode ser interessante ter um volume menor de aspectos para verificar, o que garante mais organização. Conforme o negócio se adaptar a essa proposta, é possível acrescentar outras possibilidades.
Você ainda pode recorrer a um bom sistema de gestão para ajudar no acompanhamento. No estilo SaaS, ele é totalmente online (acessível pelo navegador de internet) e traz versatilidade e mobilidade. Com todas as informações reunidas e atualizadas, é mais simplificado tomar boas decisões e garantir o melhor desempenho para a empresa.
Por que é uma solução melhor que BSC?
A sigla BSC representa a metodologia Balanced Scorecard. Criada em 1992, a metodologia se popularizou rapidamente e permite enxergar o negócio por quatro perspectivas: clientes, financeira, processos internos e aprendizado.
No entanto, ao olhar para os OKRs, eles surgem como uma alternativa ainda melhor que esse método tradicional — e há um motivo para isso. A principal explicação é que os OKRs oferecem flexibilidade e a consequente facilidade de compreensão por parte de todos.
Enquanto o BSC é rígido em sua metodologia, os OKRs se adaptam a qualquer negócio, tamanho ou setor. Com simplicidade para definir o que será feito e como será medido, a comunicação é favorecida.
Isso não tira o mérito da metodologia “tradicional”. Mas quando o objetivo é engajar as pessoas para conquistar impactos elevados, essa proposta de resultados-chave traz um desempenho reforçado.
Os OKRs fazem parte de um plano de negócios robusto, moderno e flexível. Com o seu uso, é possível consolidar uma performance ainda melhor que a do BSC. Então, considere aplicar esse recurso para ter um gerenciamento eficiente.
Já que o uso de um sistema de gestão é essencial, planeje a sua empresa com a ajuda do Gestão Prática!