Como PMEs devem lidar com a inadimplência?

Como PMEs devem lidar com a inadimplência?
Como PMEs devem lidar com a inadimplência?

Entre as pessoas físicas, havia cerca de 61,3 milhões de inadimplentes no Brasil, em janeiro de 2020. Os dados consolidados de 2019 mostram que, entre as empresas, são mais de 6 milhões de negócios com contas em atraso. Como a inadimplência é um problema que pode afetar seriamente as PMEs, é essencial saber como evitar e lidar com a situação.

Afinal, o atraso ou mesmo a falta de pagamento diminui o faturamento, prejudica a lucratividade e complica o fluxo de caixa de uma pequena ou média empresa. Sem a atuação adequada, a falência é uma potencial consequência.

Para acertar na gestão de processos, veja como lidar com a inadimplência da maneira certa!

Como uma empresa B2B deve proceder?

Um venda do tipo B2B é feita para outras empresas, mas isso não a torna mais imune à inadimplência. É por isso que, mesmo nesse caso, é importante estabelecer uma gestão de processos eficiente.

Não abra mão de fazer uma pesquisa de reputação do cliente para saber se o negócio é um bom ou mau pagador. Se ele já tiver feito outros pedidos anteriormente, confira seu histórico.

Também é indispensável definir limites de crédito, de acordo com a capacidade de pagamento. Ainda que a intenção seja vender mais e aumentar o faturamento, não é conveniente criar as condições para a inadimplência. Caso ela ocorra, é necessário entrar em contato com o setor responsável do cliente e realizar a cobrança de débitos de forma efetiva.

Como uma empresa B2C deve agir?

No caso de uma empresa B2C, a venda é feita diretamente para o cliente final. As regras são semelhantes ao caso B2B, como ao elaborar uma boa análise de crédito. Inclusive, em um momento inicial vale a pena gastar com pesquisa sobre reputação do cliente do que ter que lidar com a falta de pagamento.

Também é importante realizar um controle muito efetivo dos débitos em aberto e de suas datas. Enviar lembretes de pagamento costuma ser mais efetivo que deixar para fazer a cobrança do valor já em atraso, por exemplo. A oferta de crédito consciente é fundamental nesse processo.

Como elaborar uma política efetiva contra inadimplência?

Mesmo com todos os cuidados antes da concessão de crédito, pode acontecer de um cliente se tornar inadimplente. Nesse caso, é indispensável unir a gestão de processos a uma política efetiva de concessão de crédito e de cobrança de débitos. A regra é simples: quanto mais cedo for feito o contato, maiores são as chances de pagamento.

Entre as medidas que podem ser adotadas, estão:

  • estabeleça uma etapa de pré-aprovação do cadastro;
  • defina o valor de crédito disponível de acordo com o perfil de limite;
  • consulte os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa;
  • refaça a análise de crédito a cada pedido, no caso de clientes recorrentes;
  • estabeleça uma cobrança ágil e efetiva;
  • não abra mão do protesto da dívida, que pode ser feito a partir do 5º dia útil; e
  • estabeleça a cobrança de multa e juros, de acordo com o atraso.

Para tornar o cumprimento mais efetivo, é preciso contar com soluções tecnológicas para evitar os problemas associados. Muitas empresas ainda fazem um controle de planilhas, enquanto um sistema de gestão oferece um reforço na efetividade.

Também vale a pena investir em formas de pagamento que trazem controle extra — como gerar cartão virtual por 24 horas, para ser usado em apenas uma compra. A checagem nos bancos é sempre necessária e quanto maior for a proteção da política, menores serão os impactos no negócio.

A inadimplência deve ser evitada e contornada para que as PMEs se mantenham competitivas. Com uma boa gestão de processos, uma polícia de crédito consciente e a cobrança de débitos é possível reverter a situação!Como o uso da tecnologia é de grande ajuda, venha descobrir o que o Gestão Prática pode fazer pelo seu negócio!